No artigo anterior, mostramos o que são e os benefícios dos “mini-hábitos”, além de ótimas dicas para você começar a implementá-los em sua rotina (se você não viu, clique aqui).
Queremos te sugerir 7 regras para ajudar o seu processo de construção da nova rotina. Confira:
1. Sem trapaças
Lembre-se que, no início, o mais importante é a formação do hábito positivo, e não a sua quantidade, tempo ou intensidade. Então, se você se propôs a caminhar durante 10 minutos diariamente, não diga à si mesmo(a) que vai correr por 30 minutos.
2. Tenha orgulho do seu progresso
Celebre as suas conquistas, não importa se são pequenas ou não. Comprometa-se consigo mesmo, dê um passo após o outro e aproveite a jornada.
3. Crie recompensas, principalmente após o mini-hábito
É muito sentir que você completou um mini-hábito, mesmo que o seu resultado não seja imediato. Criar uma pequena recompensa te ajuda a construir e sustentar a sua motivação.
4. Seja resiliente
Quando um hábito se transforma em rotina, é natural que se torne menos empolgante. Entenda que esta nova (e boa) atividade agora faz parte de você, então aprenda a lidar com o tédio.
5. Se ficar difícil, reduza o tamanho da tarefa
Você não deveria precisar de força de vontade para executar o seu mini-hábito. Se está sentindo resistência, pode ser que o tamanho dele está maior do que deveria.
Se a sua meta é comer uma fruta por dia, reduza a meta para metade. Lembre-se de reduzir a sua tarefa no menor nível possível, pois isto facilitará a construção do novo hábito.
6. Nunca se esqueça de como é fácil…
Mini-hábitos são fáceis. Estabeleça pequenas metas e acumule as pequenas conquistas, uma por uma. Em breve, o seu novo bom hábito será incorporado ao seu comportamento pelo seu subconsciente.
7. Nunca pense que um passo é pequeno demais
Sim, mini-hábitos são pequenos, mas nunca ridículos. Eles estão alinhados com o funcionamento do cérebro humano para criar padrões de comportamento positivos.
Esperamos que este conteúdo seja útil para o seu desenvolvimento pessoal. Coloque-o em prática e continue construindo hábitos e resultados melhores. 😉
Conteúdo extraído do livro “Mini Habits”, de Stephen Guise, e adaptado pelo blog Motivamme.com.