Turbine a gestão do seu tempo com a técnica Pomodoro

Nem sempre é fácil conciliar as tarefas do dia a dia, principalmente as que não são tão prazerosas. Você acha que o dia é curto para tantas atribuições? Ou tem a sensação de que sempre existe alguma pendência lhe aguardando?

A Pomodoro é uma técnica simples que pode te ajudar a evitar distrações, aumentar o foco e ter as tarefas concluídas em pequenos ciclos de tempo, em meio a intervalos frequentes para respirar e relaxar um pouco.

O que é a Técnica Pomodoro?

A técnica Pomodoro foi criada na década de 80 por Francesco Cirillo, um desenvolvedor, empresário e autor italiano. O nome “Pomodoro” surgiu a partir de um despertador em formato de tomate que ele usava para cronometrar o andamento dos trabalhos na universidade.

A metodologia é simples: quebrar tarefas maiores em pequenos ciclos (chamados de “Pomodoros”), que são espaçados por pequenos intervalos. A ideia é treinar o cérebro a manter o máximo de foco durante curtos períodos de tempo e evitar distrações, ajudando a manter um alto nível de produtividade, motivação e criatividade.

Como funciona?

A técnica é muito simples. Tudo o que você precisa é de um despertador e seguir 5 passos básicos:

  1. Escolha uma tarefa
  2. Ajuste o seu alarme para 25 minutos
  3. Trabalhe nela e, quando o alarme tocar, faça uma marcação/check em uma folha de papel (para acompanhar a quantidade de ciclos depois)
  4. Faça um intervalo de 5 minutos
  5. A cada 4 Pomodoros, faça um intervalo maior (15-30 minutos)

Você pode aproveitar o intervalo maior para recarregar as energias antes de iniciar outro ciclo de 25 minutos. Repita o processo algumas vezes ao longo do dia para ter várias tarefas concluídas. Não se esqueça de aproveitar as pausas para tomar um café ou encher sua garrafa de água.

Importante: lembre-se de que um Pomodoro deve ser uma unidade de trabalho indivisível e que qualquer outras distrações ou atividades – retornar uma ligação ou um email, por exemplo – deveriam ser tratadas apenas quando o ciclo de trabalho for concluído.

É claro, algumas vezes será necessário interromper um Pomodoro para atender assuntos urgentes, mas muitas vezes eles poderão ser adiados por alguns minutos. Fazer isso te ajudará a manter o ritmo de trabalho e ter mais controle sobre as suas atribuições.

 Gostou? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe conteúdos exclusivos.