8 Armadilhas Para Novos Hábitos

Em outro artigo, nós sugerimos 6 estratégias práticas que você pode adotar para facilitar a sua mudança de hábitos.

Porém, mudar requer repetição do novo comportamento com disciplina e consistência. Sim, isto dá trabalho e consome energia, mas nunca se esqueça de que vale (muito) a pena!

Abaixo nós separamos 8 armadilhas aparentemente sutis, mas que impedem a transformação de muitas pessoas.

Dá uma olhada…

1) Licença Moral

Você pensa que tem um “passe livre” como recompensa por melhorar seus hábitos por algum período de tempo.

“Ah, hoje eu posso comer essa sobremesa, afinal ontem eu segui a dieta certinho…”

2) Amanhã

Você não vai ao treino hoje porque “se compromete” em ir amanhã.

3) Falta de Controle

Você se encontra em uma rotina não habitual (uma viagem, por exemplo) e alega que seus hábitos não cabem na sua agenda. Não podemos controlar tudo, mas temos mais controle do que pensamos.

4) Troca de Prioridades

Você ocupa o seu tempo com tarefas menos importantes e acaba não priorizando as mais difíceis (e também mais importantes).

5) Isso não conta

Você pensa que fugir da dieta durante as férias não conta, por exemplo.

Importante: tudo conta.

6) Preocupação com outros

Você combinou de fazer uma tarefa com outra pessoa, mas como ela não pode em determinado dia, você deixa de cumprir a sua parte porque tem receio de que ela se sinta desconfortável.

7) “Pena” de si mesmo

É quando você percebe que o dia está lindo demais para manter sua rotina de estudos ou trabalho, por exemplo. “Ah, vou aproveitar o dia. Outra hora eu faço isso”.

8) “Só um pouquinho”

“Só uma moedinha”, “so um pedacinho”, etc…

Muitas vezes, a diferença entre prosperidade e escassez está na soma das pequenas economias. Ou, o descontrole do peso corporal está nos “pedacinhos”, nas “besteirinhas”, e por aí vai.

É de grão em grão…

É claro que cada um tem uma realidade e seria impossível abranger aqui todas as possibilidades que podem atrapalhar a sua mudança de hábitos. Pense nas crenças que podem estar impedindo o seu sucesso e trabalhe para superá-las. Pode ser desconfortável por um tempo, mas certamente você será o(a) maior beneficiado(a) pela sua decisão.

Lembre-se de que o mais importante é manter a nova rotina com consistência, até perceber que já não precisa de tanta força de vontade para mantê-la. A partir daí você provavelmente terá construído o seu novo hábito.


Fonte:

Rubin, Gretchen (2015), Better Than Before. Mastering the Habits of Our Everyday Lives.