Mudar nem sempre é uma tarefa simples, mas a recompensa sempre vale a pena. Seja emagrecer ou desenvolver hábitos saudáveis, se tornar mais organizado(a) ou melhorar a administração financeira, abandonar um vício ou parar de procrastinar, qualquer mudança geralmente precisa de energia e dedicação, mas leva a resultados novos e gratificantes.
Para te ajudar neste processo, separamos 6 estratégias práticas que serão suas aliadas na sua nova jornada.
Estratégia 1: Abstenção
Moderação e equilíbrio geralmente são ideais em muitas situações, mas também pode ser uma armadilha. Isso porque apenas uma pequena experiência pode ser o começo de uma “ladeira escorregadia”. Por exemplo, algumas pessoas podem preferir eliminar totalmente o uso de redes sociais, por um período, a reduzir o seu tempo de consumo. Caso contrário, pode não ser tão fácil colocar um limite no tempo de acesso.
Muitas vezes, a abstenção é mais eficiente porque elimina a tomada de decisão sobre determinado comportamento, conservando a sua energia e força de vontade.
Estratégia 2: Facilidade
Aqui está uma das dicas principais: facilitar o caminho e remover obstáculos para o novo hábito.
Por exemplo, deixar uma garrafa cheia de água na sua mesa durante o trabalho. Disponibilizar frutas limpas na prateleira superior da geladeira. Colocar um livro em cima da sua cabeceira. Deixar a sua roupa da academia separada em um local de fácil acesso. E por aí vai…
Estratégia 3: Proteções
A ideia aqui é criar dificuldades e esconder tentações para os hábitos ruins.
Por exemplo, colocar a caixa de chocolates ou celular em um local de difícil acesso. Não comprar guloseimas no mercado (você é menos tentado(a) por aquilo que não vê). Se preparar com antecedência para dizer “não” em caso de eventos sociais, ou até não comparecer.
Tente não julgar a si mesmo em caso de algum deslize. Pessoas que sentem menos culpa geralmente se saem melhor no desenvolvimento de autocontrole.
Estratégia 4: Distrações
Por mais forte que seja, geralmente um impulso diminui em cerca de 15 minutos.
Tente redirecionar o seu pensamento para outro foco durante algum tempo e você perceberá que o ímpeto da tentação desaparecerá.
Estratégia 5: Pequenos Prazeres
Muitas vezes, adotar prazeres pequenos e saudáveis também pode ser uma boa ferramenta de distração. Por exemplo, procurar receitas interessantes, tirar fotografias, cochilar, brincar com o seu pet, assistir a um bom programa de TV ou rever fotos de família.
Estratégia 6: Agrupar tarefas
Neste caso, o objetivo é juntar duas tarefas, sendo uma que você gosta e outra que não gosta. Por exemplo, passar aspirador na casa durante os comerciais do programa de TV. Ouvir o seu material de estudo enquanto se exercita. Assistir sua série favorita com legendas em inglês.
Enfim, esperamos que essas dicas rápidas te ajudem a construir novos resultados! Mudar é necessário e vale a pena. Insista no seu novo comportamento e, quando perceber que já não precisa de tanta força de vontade para executá-lo, é um sinal de que ele se tornou um hábito para você. 😉
Fonte:
Rubin, Gretchen (2015), Better Than Before. Mastering the Habits of Our Everyday Lives.